O início do espaçador de baixa tensão se caracterizou pela adaptação de canos de PVC e sucatas de ramais de ligação nos condutores das redes de distribuição. A colocação destes canos era realizada por intermédio de amarrações, que separavam uns condutores dos outros, visto que poderiam evitar muitos desligamentos.

A partir deste início, as distribuidoras de energia elétrica aderiram à utilização dos espaçadores de BT, e começaram a instalar espaçadores industrializados em suas redes de distribuição.

Um dos principais benefícios pela utilização dos espaçadores de baixa tensão se concentra na garantia da distância correta entre os condutores, que minimiza boa parte dos problemas na rede elétrica. Desta forma, dificultam os contatos indevidos entre os mesmos, que geralmente, são ocasionados por ventos fortes ou galhos de árvores próximas as redes de distribuição, além de permitir uma pequena sobrecarga nos cabos em função da dilatação dos condutores.

O contato da vegetação com a rede elétrica e condutores desregulados e/ou rompidos são algumas das principais causas que contribuem para o aumento dos indicadores de continuidade DEC (Duração Equivalente por Consumidor) e FEC (Frequência Equivalente por Consumidor).

Hoje em dia existem muitos modelos de espaçadores no mercado, e na sua grande maioria, sua instalação é realizada com a utilização de veículos equipados com cesto aéreo ou escada central, que expõe o eletricista aos riscos da rede elétrica e queda de altura. Outros permitem a sua instalação do solo, com dois eletricistas executando a tarefa, o que pode ser, também, um risco a integridade dos mesmos, já que não existe a presença de um terceiro observando a tarefa executada.

Pensando nestes fatores, o Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (LACTEC) e a Empresa Ferramentas e Equipamentos Elétricos do Rio Grande do Sul (FEERGS), com o apoio do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FINEP), desenvolveram um espaçador polimérico diferenciado para o setor elétrico.

imagem-do-espacador

Este espaçador necessita apenas de um homem para fazer a instalação ou retirada do solo, facilitando de forma expressiva a colocação de espaçadores em lugares onde a passagem de veículos é inacessível.

Gostaria de conhecer melhor o produto?

Deixar um Comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *.