FERRAMENTA HIDRÁULICA PARA APLICAÇÃO DE CONECTOR CUNHA, CORTE DE CABOS E PRENSA TERMINAIS

A FEERGS desenvolveu em parceria com a COELBA e o Instituto LACTEC a única ferramenta do Brasil voltada a aplicação de conectores tipo cunha, corte e cabos e prensa terminais em apenas uma estrutura.

DESAFIO

O projeto nasceu de uma necessidade de desenvolver um equipamento que produzisse o menor nível de ruído possível para a realização de atividades no período noturno. Na cidade de Salvador, no estado da Bahia, a Lei 5354/98 exige que, no período compreendido entre 22h e 07h, sejam emitidos ruídos de no máximo 50 dB. a 2 metros da divisa de qualquer imóvel para atender a NBR 10152.

Desta forma, a COELBA solicitou o desenvolvimento de um equipamento que possibilitasse a realização das atividades no período noturno, de forma a atender as características técnicas necessárias e a respectiva legislação municipal. Tal ferramenta seria utilizada para a aplicação de conectores cunha, realização de corte de cabos e aplicação de prensa terminal. Portanto, este desenvolvimento se tornou um grande desafio ao aliarmos uma ferramenta hidráulica que não produzisse ruído e obtivesse a pressão necessária para garantir a correta aplicação de todas as funções determinadas.

INOVAÇÃO

A partir deste desafio, o projeto evoluiu por várias fases até obtermos o produto final. Os testes realizados com a ferramenta hidráulica foram executados de forma comparativa, ou seja, de acordo com as ferramentas equivalentes disponíveis no mercado e atendendo às normas técnicas desejadas. Com relação às ferramentas para corte de cabos e prensa terminal, qualificamos os testes sob o aspecto de aplicação, através da quantidade de operações realizáveis em função da carga da bateria. Portanto, além de cumprir com o objetivo central determinado pela COELBA, este equipamento trouxe inovação e praticidade as atividades por ele desempenhadas, adaptando, em apenas uma ferramenta, três funções distintas.

CONCLUSÃO

Desenvolvemos uma única ferramenta com características multifuncionais, de forma a aplicar conectores cunha, prensa terminal e realizar corte de cabos. Com os resultados obtidos nos ensaios de resistência elétrica e ciclo térmico com névoa salina simultaneamente, foram monitoradas tanto a variação de temperatura quanto a resistência elétrica de contato em cada conector cunha. As conexões realizadas com a ferramenta hidráulica apresentaram comportamento similar ou superior a algumas ferramentas disponíveis no mercado nacional. Com relação ao ruído, o som gerado pela ferramenta hidráulica é de 50 dB durante sua utilização. Este fato permite a aplicabilidade da ferramenta hidráulica na manutenção da rede elétrica inclusive no período noturno.

OUTROS
PROJETOS

Projetar coberturas rígidas, que possam ser utilizadas tanto no período diurno quanto no período noturno, em função da legislação na Cidade de Salvador. Avaliar a geometria das coberturas em ...

“A tecnologia busca garantir a confiabilidade da rede e diminuir uma grande parcela dos gastos das distribuidoras de energia com manutenção. A estimativa é que, quando estiver em operação pl ...

Fechar Menu
whatsapp
whatsapp