Ferramental e Metodologia Para Substituição de Redes e Cabos de MT e BT em Linha Viva

O ponto de partida deste projeto teve sua origem através do P&D 0047-005/2005 (ciclo 2005-2006), intitulado “Desenvolvimento de metodologia e ferramental para manutenções em linha energizada em redes de distribuição”. O projeto, da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (COELBA), executado pelos Institutos Lactec e FEERGS, resultou em um conjunto de ferramentas e procedimentos desenvolvidos para a realização de serviços de substituição de condutores nus por cabos protegidos em redes de distribuição de média e baixa tensão com a rede energizada.

Por fim, inúmeras são as vantagens da adoção dessa nova tecnologia na manutenção das redes de distribuição. Ela permite a redução dos custos e perdas técnicas, melhoria dos índices de desempenho, otimização do emprego de equipes de linha viva e, especialmente, a maior satisfação dos consumidores. O projeto foi premiado entre os melhores trabalhos do CITTES 2007 (3º Congresso Internacional sobre Trabajos con Tensión y Seguridad en Transmisión y Distribución de Energía Eléctrica), realizado em San Luis, na Argentina.

DESAFIO

Os pesquisadores dos Institutos Lactec e o parceiro industrial FEERGS enfrentaram o desafio de oferecer à Coelba uma alternativa que evitasse desligamentos acidentais causados pela falta de manutenção preventiva ou longos períodos de interrupção programada do fornecimento de energia. O problema se concentrava na necessidade de efetuar manutenções em decorrência da amplificação da carga e de consumidores, bem como de mudança dos cabos de cobre ou alumínio degradados.

INOVAÇÃO

O desenvolvimento de metodologia e ferramental necessários para efetuar manutenções e substituição de cabos nas redes de distribuição de baixa e média tensão com rede energizada oferece novidade ao setor elétrico, tendo em vista os procedimentos que são utilizados atualmente. Além de minimizar os problemas enfrentados pela COELBA, contribui de forma a não interferir no fornecimento de energia elétrica aos consumidores.

CONCLUSÃO

Obtivemos KITs de substituição de cabos de redes de média e baixa tensão devidamente industrializados para comercialização, bem como as metodologias para a realização destas atividades. Os resultados deste trabalho foram fundamentados, basicamente, nas atividades realizadas em campo. A partir destes resultados, foram levantadas as necessidades de alteração nos protótipos do projeto, a fim de provocar melhorias em seu manuseio e novos desenvolvimentos.

Também apresentamos estudo para a conversão de redes convencionais em redes compactas, onde consta uma metodologia que utiliza ferramentas desenvolvidas no projeto. Portanto, a metodologia desenvolvida neste projeto se torna de fácil absorção de conhecimento, com baixa complexidade e métodos conhecidos em tarefas de linha viva, assim como a utilização de ferramentas de fácil e eficiente aprendizado.

OUTROS
PROJETOS

Desenvolver um produto capaz de regular a distância dos condutores de baixa tensão das redes convencionais de distribuição, além de possibilitar sua instalação pelo solo por apenas um eletri ...

Pensado especialmente para reduzir os riscos de acidentes envolvendo choques elétricos em redes de média tensão. O dispositivo foi projetado para ser acoplado em capacetes de segurança e utiliz ...

Fechar Menu
whatsapp
whatsapp